A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia na próxima quarta-feira (1º de julho) a aplicação gratuita da vacina Pneumo 20 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Nesta primeira remessa, a cidade recebeu 980 doses do imunizante.
A Pneumo 20 é a mais nova vacina incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece proteção contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal responsável por doenças graves, como pneumonia, meningite, infecções na corrente sanguínea e outras complicações que podem resultar em internações, sequelas e até óbitos.
Na rede privada, cada dose pode custar mais de R$ 500. Com a incorporação ao SUS, o imunizante passa a ser oferecido gratuitamente às crianças que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Pais e responsáveis poderão procurar a UBS ou USF mais próxima de segunda a sexta-feira, a partir das 8h até 15 minutos antes do horário de fechamento de cada unidade. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação da criança para atualização do histórico vacinal.
Esquema vacinal
A vacina é indicada para crianças menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal. Também poderá ser aplicada em grupos específicos definidos pelo Ministério da Saúde.
Durante o período de transição para a substituição da Pneumo 10 pela Pneumo 20, o calendário de vacinação será realizado da seguinte forma:
* 2 meses: uma dose da Pneumo 20;
* 4 meses: uma dose da Pneumo 10;
* 12 meses: dose de reforço com a Pneumo 20, respeitando intervalo mínimo de 60 dias após a segunda dose.
Com o término dos estoques da Pneumo 10, o esquema passará a ser realizado exclusivamente com a Pneumo 20. As vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23 também serão substituídas gradativamente.
As crianças que já receberam as duas doses e o reforço da Pneumo 10 têm o esquema vacinal considerado completo e não precisam receber uma dose adicional da Pneumo 20.
Secretário destaca avanço
O secretário municipal de Saúde, Ali Haidar, ressaltou que a chegada da vacina representa um importante avanço para a saúde pública.
“É uma vacina muito aguardada por toda a população. Muitos pais nos perguntavam quando ela estaria disponível na rede pública. Antes, ela era oferecida apenas na rede privada. Agora, além de iniciar o esquema vacinal pelo SUS, quem começou a vacinação na rede particular também poderá concluí-la gratuitamente. É um grande avanço para a saúde pública brasileira e reforçamos o pedido para que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para garantir essa importante proteção.”
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves de doenças pneumocócicas, reduzindo internações e protegendo principalmente as crianças, que estão entre os grupos mais vulneráveis.

