Dilceu Sperafico destaca conquista histórica: Hoesp garante R$ 35 milhões da Itaipu para nova sede do Hospital Bom Jesus em Toledo
Toledo, PR – Nesta terça-feira (23), a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) assinou convênio que assegura o repasse de R$ 35 milhões da Itaipu Binacional para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus. O ato, que reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, representa um marco para a saúde da região.
O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) esteve presente e classificou o momento como memorável. “Este é um momento memorável para nossa cidade e para toda a regional de saúde. Foi um trabalho conjunto, em que traçamos metas para tornar essa obra possível, e hoje temos a satisfação de comemorar esse convênio. Sobre o atendimento que o hospital oferece para a região, só ouvimos referências positivas, e isso nos anima ainda mais a continuar ajudando a melhorar a saúde da região”, declarou Sperafico.
Parceria que fortalece a saúde regional
O investimento da Itaipu integra um pacote maior de recursos. Além dos R$ 35 milhões da binacional, o projeto conta com outros R$ 35 milhões previstos do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (anúncio oficial deve ocorrer em breve), e R$ 20 milhões já garantidos em crédito subsidiado pelo Governo Federal, por meio de edital do fundo de investimentos em infraestrutura em saúde.
A nova sede será erguida em um terreno de 50 mil metros quadrados. Na primeira fase, o hospital terá 270 leitos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. O projeto ainda prevê a implantação de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular, reforçando o papel do Hospital Bom Jesus como referência em média e alta complexidade no SUS. 
Declarações das autoridades
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância do investimento: “Esse é um grande passo para incrementar ainda mais a qualidade que esse hospital determina no nosso município e região. É importante ter uma estrutura física à altura de todo o trabalho realizado pela Hoesp. É um passo histórico para Toledo e para a instituição”.
O deputado estadual Arilson Chiorato ressaltou o impacto regional, enquanto o deputado federal Elton Welter falou sobre o orgulho de participar da parceria e a meta de chegar a 500 leitos. A deputada federal Gleisi Hoffmann enfatizou a união de esforços entre recursos federais, estaduais e da Itaipu.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, reforçou o compromisso social da empresa com os municípios da região.
O superintendente da Hoesp, Cláudio Hayashi, agradeceu o apoio político conjunto e o da superintendente Zulnei Bordin, que destacou o desafio de captar recursos para uma instituição filantrópica.
Destaque para o trabalho de Dilceu Sperafico
A participação ativa do deputado federal Dilceu Sperafico foi fundamental para viabilizar essa conquista. Seu empenho em articular parcerias e buscar recursos federais tem sido constante na defesa da saúde pública de Toledo e do Oeste do Paraná, contribuindo diretamente para que o sonho da nova sede se torne realidade. 
Essa conquista reforça o compromisso de lideranças como Sperafico com investimentos que beneficiam diretamente a população, ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade.
Acompanhe mais notícias sobre saúde, política e desenvolvimento de Toledo em nosso site. www.politicanewscascavel.com.br
Ultimas Noticias:
- Ex-prefeito Leonaldo Paranhos divulga decisão judicial e afirma que Justiça restabeleceu a verdade
- O legado da privatização? Paraná enfrenta aumento de 20% na conta de luz após venda da Copel
- Natan Sperafico aposta na experiência e defende retomada da representatividade do Oeste na Assembleia Legislativa
- Cascavel inicia vacinação gratuita com a Pneumo 20 para crianças a partir de 1º de julho
- Flávio Bolsonaro nega ter desrespeitado Michelle e pede desculpas caso a tenha ofendido
- Presidente eleito na Colômbia deu ordem para bombardear toda produção de coca no país
- OPINIÃO | Vídeo de Michelle Bolsonaro expõe disputa por liderança no bolsonarismo e amplia debate sobre sucessão política
- Moraes diz que Bolsonaro comete “falta grave” ao ter arma em casa

